sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ópera "Carmem" de Bizet - Música


 
 

 

 
A ópera “Carmem” de G. Bizet foi encenada pelo Coral Filarmônico da Pontifícia Universidade Católica nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 1989. Teve como solistas a Argentina Cristina Becker e a Polonesa Jadwiga Tereza Stepien (como Carmem), o polonês Nicolai Marian Kowalski e o búlgaro Vladimir Todorov (como D. José), a Uruguai Rita Contino e a brasileira Vera Campos (POA) (como Micaela) e os uruguaios Fernando Barabino e Antônio Soto (como Escamilo). Além disso, tiveram no elenco o uruguaio Carlos Colman (como Zuniga), o uruguaio Nestor Mendez (como Morales), a brasileira curitibana Denise Sartori (como Mercedes), a uruguaia Josefina Costa (como Frasquita), e os uruguaios Julio Cesar Baldi ( como Remendado) e Nestor Mendez (como Dancairo) . A regência foi de Frederico Gerling Jr. Cláudia Elisabeth Ramos estava entre os coralistas do naipe Soprano.
 
ATO I
Praça em Sevilha, de um lado a fábrica de cigarros e de outro o quartel dos Dragões de Alcalá. Ao meio-dia há a troca de guardas e as operárias saem da fábrica. Entre elas está Carmen, uma cigana sensual, desejada por todos. Micaela está à espera de don José, um cabo da corporação, trazendo uma carta de sua mãe que deseja vê-lo. Em seguida, tendo voltado ao trabalho, as operárias fazem um grande tumulto e saem pedindo ajuda ao tenente dos Dragões, o oficial Zuniga, que ordena a don José que veja na fábrica a causa da confusão. Este retorna trazendo Carmen, que é presa por ferir uma colega numa briga. Carmen seduz don José, que a solta e é preso por isso.

 
ATO II
É noite na taberna de Lillas Pastia, onde Carmen, suas amigas, operárias, soldados e homens do povo se divertem. O bar está inflamado pela música, bebida e a atmosfera noturna quando é anunciada a chegada de Escamillo, um toureiro de Granada, que passa pela cidade para as touradas. As mulheres encantam-se com ele, inclusive Carmen, que espera don José. Após a saída de todos, os contrabandistas pedem a ajuda de Carmen e suas amigas para fazer entrar a próxima carga na cidade. Don José aparece e é convidado por Carmen a unir-se ao grupo. Ele reluta, mas após duelar com Zuniga, que voltara ao bar à procura de Carmen, sem escapatória, vê-se obrigado a desertar e a se unir aos contrabandistas.
 
ATO III
Nas montanhas próximas de Sevilha, os contrabandistas, homens e mulheres se reúnem para entrar com o contrabando na cidade. Don José está arrependido e Carmen já não o suporta mais. Mercedes e Frasquita lêem a sorte nas cartas e só vêem futuro promissor. Carmen faz o mesmo e vê a sua morte. Don José fica de vigília quando aparece Escamillo, que conta estar tendo um caso com Carmen. Lutam e Carmen impede que don José mate Escamillo. Micaela, que fora à montanha procurar don José, lhe entrega uma carta de sua mãe, que está doente e quer vê-lo antes de morrer. Don José parte ameaçando Carmen e prometendo vê-la mais tarde.
 
ATO IV
Ruas de Sevilha, próximo à Praça de Touros. É dia de corridas. Vendedores e o povo se misturam com a chegada das “quadrilhas” de toureiros. Entram o grande Escamillo e Carmen, como sua nova namorada. Todos dirigem-se à Praça de Touros, menos Carmen, que é avisada por suas amigas de que don José está ali e que é um perigo para ela. Carmen, sem temer nada, enfrenta don José dizendo que não o ama mais e se desfaz do anel que ganhara dele. Após este ato de desprezo, don José mata a cigana e chora sobre seu corpo.

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