quinta-feira, 26 de abril de 2018

Poesia




Amor entre inimigos

                                  Diante minha frente
                                  De joelhos ele ficou
                                  Não queria ser coerente
                                  E com ódio gritou:


                                                      - “Oh, morte!
                                                      Oh, dor!
                                                      Por que não tive sorte
                                                      E não tive teu amor?


                                  Meus olhos choram por ti,
                                  Mas és tão fria.
                                  Eu devia saber o erro que cometi.;
                                  Enquanto te amava, tu rias.


                                                     Sei que tu não sabias.
                                                     Agora sabes muito bem.
                                                     Sou um inimigo que te queria,
                                                     Mas sabia que não devia também.


                                  Tu, uma guerreira
                                  Forte como sua espada de aço
                                  Derrubava minhas tropas em derradeira
                                  E lançava-se diante delas como um laço.


                                                       Diante deste espaço
                                                       Te vejo como luz.
                                                       Sei que serei despedaçado
                                                       Por este caminho que conduz.


                                  Minhas tropas
                                  Nunca souberam
                                  Só pensaram em batalhas
                                  Inimiga, assim te couberam.


                                                      Oh, morte!
                                                      Oh, dor!
                                                      Por que não fui forte
                                                      E sonhei com teu calor?”


                                  Nele, os olhos ficaram encharcados.
                                  Eu não sabia o que dizer.
                                  Todos ficaram calados
                                  Esperando ordená-lo para morrer


                                                      Queria chorar,
                                                      Mas eu tinha meu orgulho.
                                                      Tinha fama de ser brava
                                                      E não permitia embrulhos.


                                  Gritei com astúcia,
                                  Mesmo me auto-renegando:
                                  - “Matem-no, dele provém calúnias.
                                  Tirem a sua cabeça, cortando!”


                                                      Levaram-no ao arrasto,
                                                       Ele gritava com dor
                                                       Iria ao carrasco
                                                       E seria morto por seu próprio amor.


                                  Ele dizia tristemente
                                  E em lágrimas a lançar;
                                  Não queria acreditar na mente
                                  E descobrir o que for amar:


                                                      - “Oh, morte!
                                                      Oh, dor!
                                                      Por que arranjei um inimigo
                                                      Como meu amor?”


                                  Segundos depois,
                                  Um grito agonizante.
                                  Acabara de morrer
                                  Meu inimigo amante.


                                                      Isolei-me então
                                                      Queria pensar.
                                                      Odiava-me e dizia: “Não, como pode matar
                                                      A quem veio te amar?”


                                  Então acusei-me
                                  E pensei na minha história
                                  Gostava tanto dele
                                  Que havia perdido a memória


                                                      Desde o primeiro momento
                                                      Ele brilhou para mim.
                                                      Meu coração entrou em movimento
                                                      E me fez feliz assim.


                                  O achava tão forte
                                  Tinha punhos como sua espada de aço
                                  Era o mais belo do norte
                                  E dava noz nos meus laços.


                                                      Incrível, o amei
                                                      Mesmo assim deixei se ajoelhar
                                                      E também o matei
                                                      Por me amar.


                                  Oh, morte!
                                  Oh, dor!
                                  Por que não tive sorte
                                  E não soube de teu amor?

                                                     Odeio a mim mesma
                                                      De guerreira brava
                                                      Passei a ser uma lesma
                                                      Porque matei quem amava.


                                  Oh, morte!
                                  Oh, dor!
                                  Por que não vivemos no norte
                                  Unindo nosso amor?


                                                      Agora, o que me resta?
                                                      Uma espada de aço
                                                      Uma batalha como esta
                                                       E a tua ausência sem seu abraço


                                  Não passei vergonha diante dos meus
                                  Mas amei o inimigo meu
                                  Odiei o meu eu
                                  E perdi o amor meu


                                                      Oh, morte!
                                                      Oh, dor!
                                                      Quero ir contigo
                                                      E ter teu amor!


                                  Quero morrer
                                  Matei meu amor
                                  Sozinha, estarei com ele
                                  Juntos somando nosso valor.


                                                       Agora, com a espada na mão
                                                       Enfiarei em minhas entranhas.
                                                       Não sofrerá meu coração
                                                       E não serei mais estranha


                                  Oh, morte!
                                  Oh, dor!
                                  Nestes dois inimigos
                                  Agora só existe amor.


                                                                                (Cláudia Elisabeth Ramos)






Nenhum comentário:

Postar um comentário