segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ópera "Fausto" de C. Gounod - Música



 
 


           A ópera “Fausto” de C. Gounod foi encenada pelo Coral Filarmônico da Pontifícia Universidade Católica nos dias 26, 28, 30 de outubro de 1990. Teve como solistas o uruguaio Eduardo ayas (como Fausto, o argentino Ricardo Yost (como Mephistófeles), a uruguaia Maria Rosa Farré e a brasileira curitibana Adriana de Almeida (como Marguerite), o uruguaio Gustavo Gibert (como Valentin) a uruguaia Marcela Pichot (como Siebel), a brasileira curitibana Denise Sartori e o gaúcho Pedro Gória. A regência foi de Frederico Gerling Jr. Cláudia Elisabeth Ramos estava entre os coralistas do naipe Soprano.

ATO I
Pensando em suicídio, Faust amaldiçoa a vida e apela para Satã que - para seu espanto - aparece. Faust relembra sua juventude e seus amores, que o diabo promete lhe devolver em troco da sua alma. Após Faust assinar o contrato, Méphistophélès transforma o veneno que Faust estava a ponto de beber em um elixir de juventude. Faust se transforma e os dois saem em busca da jovem e linda Marguerite.


ATO II
É domingo e os aldeões estão nas ruas bebendo e flertando. Na presença de seus amigos, Wagner e Siebel, Valentin entrega o cuidado de sua irmã a D´us, enquanto ele estiver ausente na guerra. Méphistopélès aparece e canta um "brinde". Ele prevê as mortes de Valentin e Wagner mas, enquanto ele insolentemente brinda Marguerite, Valentin o desafia. Antes que o jovem possa dar prosseguimento ao desafio, Méphistophélès, num passe de mágica, quebra a sua espada, assim revelando a sua verdadeira identidade. Faust aparece procurando por Marguerite. Quando esta aparece, Siebel (que também ama a jovem) tenta conversar com ela, mas Méphistophélès o impede. Faust oferece para acompanhá-la mas ela declina. As moças aldeãs dançam uma valsa.


ATO III
Primeiramente Siebel e depois Faust cantam o seu amor por Marguerite. Siebel deixa um buquê para a sua amada, Faust deixa uma caixa de jóias. Quando Marguerite aparece, ela canta uma balada de amor e pergunta-se quem seriam os cavalheiros que se aproximaram dela na praça. Ela descobre os dois pretendentes. Marthe admira as jóias. Faust e Méphistophélès entram e anunciam a morte do marido de Marthe. Isso não a impede de responder a Méphistophélès enquanto, Faust e Marguerite, escapam para uma caminhada no jardim e Faust declara ao seu amor.


ATO IV
Faust abandonou Marguerite. Siebel jura sua amizade eterna e oferece para buscar vingança. IVii. Marguerite vai à igreja mas suas preces são frustradas por Méphistophélès que que lhe conta que ela está amaldiçoada. IViii. Os soldados voltam vitoriosos da batalha, entre eles Valentim que não sabe de nada o que aconteceu à sua irmã. Siebel não consegue contar a Valentin o que se sucedeu. Faust retorna e relutantemente aceita duelar com Valentin. Valentin é morto, e enquanto morre amaldiçoa Marguerite.


ATO V
Méphistophélès vai com Faust ao seu reino para o festival da Noite de Walpurgis. Faust pede para ver Marguerite mais uma vez. Vii. Marguerite enlouquece e está na prisão, por matar o seu filho com Faust. Faust tenta ajudá-la a escapar da prisão mas Marguerite não tem condições de entender o que Faust lhe oferece. Mas ela reza e suas preces são respondidas por um côro de anjos que elevam sua alma para o Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário